"FAÇA O TESTE SÃO TOMÉ"

 09 abril 2009

“Faça o teste São Tomé”! – Esta frase já fez parte de campanha publicitária, conquistando boa clientela que depende de “ver para crer”.

Infelizmente a mensagem do comercial faz parte até mesmo da propaganda religiosa. Muitos depoimentos são verdadeiros “tristemunhos”. E pretendem captar adeptos (ou “clientes”). Muita gente se impressiona com o marketing bem feito e veiculado na mídia que estimula o intenso trânsito religioso atual.
Mas, o reencontro Jesus com Tomé é por bastante educativo. É um episódio pós-páscoa, ou melhor, pós-ressurreição (João 20.24-29). Jesus compareceu ao culto dominical em que os discípulos estavam reunidos. Possivelmente, no mesmo cenáculo onde celebraram a primeira ceia. Ele entrou na sala, estando as portas fechadas; os discípulos O viram. Também viram o sinal dos cravos, as marcas da cruz em seu corpo.

Mas, Tomé não compareceu ao culto. Estaria resfriado, desanimado, ou ocupado? Não sabemos, mas sabemos que sempre perdemos algo quando faltamos ao culto. Durante a semana, a notícia do reencontro com o ressuscitado se espalhou.

Quando contaram para Tomé, ele duvidou. E disse: “se eu não fizer o teste não acreditarei”. No domingo seguinte, todos estavam reunidos e o ressuscitado estava presente. E, imediatamente, se colocou “cara a cara” com Tomé e permitiu-lhe o teste solicitado. E ao desafiá-lo, Jesus acrescentou: “Não sejas incrédulo, mas crente... Por que me viste, creste? Felizes os que não viram a creram”.

Curiosamente, após dois mil anos, muita gente ainda quer fazer o mesmo teste. E Jesus ensina que a fé genuína não depende de “ver” para “crer”. Quem precisa do sinal, do teste, de ver, experimentar demonstra incredulidade. A fé compreende “crer” para depois “ver”. Pois o desafio da fé é exatamente “acreditar no que não se vê; esperar por fatos que ainda não aconteceram” (Hb 11.1).

Abraão foi capaz de romper com as suas raízes históricas em busca de uma terra desconhecida. É também, apresentou o próprio filho Isaque para o sacrifício, acreditando que “Deus proverá”!

A fé pressupõe espírito de aventura, coragem, ousadia, pré-disposição. A fé é que nos leva a esperar em Deus, confiando nEle em todas e quaisquer circunstâncias da vida.

Pela fé, rogamos a cura de um enfermo ou a solução de um problema. Pela fé, sonhamos, idealizamos, fazemos planos, traçamos metas. Pela fé, semeamos e plantamos acreditando na colheita até mesmo num terreno árido. Pela fé, descansamos quanto ao dia de amanhã, confiando o nosso futuro a Deus, crendo que Ele cuida de nós e nos assiste em todas as nossas necessidades.

Para se viver a vida cristã não há necessidade de se fazer o “Teste São Tomé”. Ensina o salmista: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele e o mais ele fará”.

Assim será possível viver feliz. Aliás, “felizes os que não viram e creram”, quer dizer, felizes os que vêm e vivem a vida com os olhos da fé!

0 comentários:

Postar um comentário

Blog template by simplyfabulousbloggertemplates.com

Back to TOP